sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mais sobre quadrinhos e Olimpíadas

Hoje indo fazer minha visita semanal na distribuidora de jornais e revistas, encontrei algo que pode interessar a todos: a edição especial da Mônica nas Olimpíadas, lançada pela editora Globo. Encontrei, também, uma revista da antiga série "Você Sabia? Turma da Mônica nos jogos Olímpicos." Pois é, parece que aproveitando a ocasião festiva do esporte mundial, a Globo resolveu colocar nas bancas as edições encalhadas, a um preço bem sedutor: 1,99. Eu, lógico, comprei para conferir o material.

Não há muito sobre as Olimpíadas em si. São histórias com temas voltados para os esportes, mas o interessante mesmo são as atividades. Elas são bem criativas e vão chamar a atenção dos alunos, mesmo aqueles um pouquinho mais velhos. Estou adicionado algumas delas ao meu planejamento. Outra dica é a revista especial da Turma da Mônica no Pan do Rio, ela traz muitas informações sobre modalidades esportivas e um "capítulo" especial sobre os jogos parapan (que pode ser usado para falar sobre os jogos paralímpicos).

Em Mônica e os Jogos Olímpicos, Maurício de Sousa nos leva à Grécia Antiga, fala sobre as origens das olimpíadas, das primeiras modalidade e do espírito olímpico da época, que interrompia guerras para que os jogos ocorressem em homenagem a Zeus. De forma muito simples, humorada e bem explicada, ele fala sobre os antigos heróis olímpicos, mostra a origem da Maratona e sobre a exclusão das mulheres dos jogos - só as sacerdotisas de Hera podiam participar da abertura.

Numa segunda parte, é contada a história do renascimento dos Jogos Olímpicos, mostrando os novos heróis que foram surgindo, a participação brasileira e o ingresso das mulheres nos jogos. Há uma vasta galeria de atletas e muitas curiosidades sobre os jogos modernos. Um trabalho realmente muito bom.


Nenhum comentário: