domingo, 16 de março de 2014

Traços da Amazônia ganham os quadrinhos no ‘Projeto Hiléia’


Levar bichos, histórias, cenários e personalidades da Amazônia para as páginas de revistas em quadrinhos. Essa é a proposta do Projeto Hiléia, série de quadrinhos de temática focada na região e produzida por artistas amazonenses. Capitaneado por Strategos Gestão Cultural e Vortex Studio Arts, o projeto terá seu lançamento na quinta-feira, dia 13, às 14h, na Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, com a abertura de exposição sobre a iniciativa e a realização de diversas oficinas de quadrinhos.
O Projeto Hiléia foi criado por ilustradores e artistas de Manaus no final do ano passado, depois do sucesso de exposições realizadas na cidade enfocando o universo dos quadrinhos. Entre elas, “Arquivos – Neil Gaiman”, em homenagem ao autor inglês, em outubro, e “Natal em quadrinhos”, reunindo trabalhos de artistas locais e nacionais, em dezembro.
“Com o sucesso dessas exposições, surgiu a ideia de criar uma série de quadrinhos com temática amazônica”, resume Evaldo Vasconcelos, roteirista e produtor cultural no grupo, do qual fazem parte ainda os ilustradores Cristoffer Ferreira, Al Ramon, Jahn Cardoso, Luís Bárbaro Neto e Marcelo Akita; o colorista Rafael Rodrigues; e a letrista e designer Sarah Gabriela. “Vimos que havia uma demanda grande por esse material”.
Infantis e adultos
O Hiléia já conta com três projetos de revista em quadrinhos na agulha: “Maramunhã”, releitura da clássica “Batalha dos Sapos e Ratos” de Homero, voltada ao público infantil e trazendo elementos da fauna amazônica e da cultura indígena; “No País das Amazonas”, biografia de Silvino Santos (1886-1970), pioneiro do cinema no Amazonas e no Brasil; e “Manaus, um guia essencial”, um guia diferente da capital do Amazonas, enfocando sua cultura e seus costumes. Capas e algumas páginas prontas desses trabalhos serão exibidas na mostra de lançamento do Hiléia.
Saiba mais, clicando aqui!

Nenhum comentário: